sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Rodovia com pedágio flexível

Pedágio na Rodovia dos Imigrantes em hora de pico
Segundo notícia publicada no "O Estado de São Paulo," o governo paulista lançará nesta sexta-feira, 4, o primeiro edital de concessão de rodovia no Estado que prevê preço de pedágio flexível.

Em um trecho de mais de 570 quilômetros de pista, a gestão determinará que a empresa vencedora da disputa cobre mais caro por veículos circulando em horário de pico e, consequentemente, preveja desconto para os condutores trafegando em outros horários de menor fluxo.

A experiência poderá embasar o governo a difundir o modelo para outras concessões estaduais e é a primeira de um pacote planejado pela gestão nas rodovias paulistas.

Hoje, o cálculo das tarifas de pedágio leva em conta a categoria das pistas – se têm canteiro central ou são simples, por exemplo – e o tipo de veículo. De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), que regula o setor, a quantidade de pedágios implementados nas vias garante ao usuário um pagamento “mais justo e proporcional ao trecho percorrido”.


Há a expectativa ainda de que a empresa vencedora assuma os trechos hoje administrados pela Vianorte, que incluem os 131,2 quilômetros da Via Anhanguera, além de cinco outras pistas. Com isso, é esperado um novo cálculo para o pedágio nesses trechos, com redução de tarifa que poderia chegar a 19%.

Rodovia I-10 e I-15, na Califórnia, com pedágio livre para carros com
2 ocupantes ou mais.
Este sistema já é utilizado em vários países (EUA, Japão, UK, Canadá e outros). No caso dos Estados Unidos, as rodovias com tráfego mais intenso tem faixas exclusivas para veículos com 2 passageiros ou mais e com pedágio mais barato ou até sem custo. Este sistema foi implementado em várias metrópoles, começando por Washington, DC, na década de 1970.

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