segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Primeiro porta-aviões nuclear do mundo é desativado

USS Enterprise (CVN 65)
A Marinha dos Estados Unidos retirou do serviço ativo o USS Enterprise (CVN 65) o primeiro porta-aviões de propulsão nuclear do mundo.

A cerimônia foi realizada no estaleiro Newport News Shipbuilding, contratado pela Marinha americana para fazer a desmobilização do navio.

A cerimônia não marca somente a aposentadoria de um navio com 55 anos de carreira, mas também a primeira vez que isto acontece com um navio nuclear deste porte.

CMG Todd Beltz, Comandante do USS Enterprise
O último comandante da belonave, Capitão de Mar e Guerra Todd Beltz fez o seguinte comentário durante seu discurso para a tripulação do navio, antigos comandantes e autoridades convidadas:

"Por tudo o que o Enterprise representa para esta nação, são as pessoas que trazem o navio para a vida. Assim, ao me perfilar neste navio que representou tanto para todos nós, sinto que é o momento apropriado para reconhecer as contribuições de milhares de marinheiros e indivíduos que mantiveram este navio operando e construiu sua reputação. Nós somos o 'Grande E'"

Presidente John F. Kennedy a bordo do USS Enterprise em 1962.
O USS Enterprise foi o oitavo navio da Marinha dos EUA a ter este nome. Foi construído no estaleiro Newport News Shipbuilding em 24 de setembro de 1960 e incorporação ao serviço ativo em 1961. Durante sua carreira navegou mais de um milhão de milhas náuticas (1,61 milhão de km) com propulsão nuclear, em operações como a Crise de Mísseis em Cuba, na Guerra do Golfo e em dezenas de operações de segurança marítima em todos os mares da Terra.

USS Enterprise, capitânia da Força Tarefa Um, a primeira com todos
os navios de propulsão nuclear.
Em 1964 o USS Enterprise foi o capitânia da Força Tarefa Um, a primeira força-tarefa totalmente de propulsão nuclear, juntamente com o cruzador USS Long Beach (CGN 9), primeiro navio de superfície a propulsão nuclear e a fragata USS Bainbridge (DLGN 25), também de propulsão nuclear. A Força-Tarefa fez a volta ao mundo em 65 dias, navegando 26.540 milhas náuticas (49.190 km), sem reabastecimento.

Características do USS Enterprise (CVN 65):

Tipo: porta-aviões de propulsão nuclear
Deslocamento: 84.626 toneladas
Comprimento: 324 m
Boca total: 78,4 m
Calado de serviço: 12 m
Propulsão: 8 reatores nucleares Westinghouse A2W, 4 turbinas a vapor e quatro hélices.
Potência: 280.000 SHP
Velocidade: 33,6 nós (62,2 km/h)
Autonomia: ilimitada
Tripulação: máximo de 5.828 pessoas. Normalmente 400 oficiais (dos quais 250 aviadores-navais), 450 suboficiais e 4.250 sargentos, cabos e  marinheiros, incluindo o pessoal da aviação embarcada.
Capacidade: 90 aviões de combate.
Incorporação: 25/11/1961
Desincorporação e baixa: 3/2/2017

O USS Enterprise teve 24 comandantes em seus 55 anos de serviço ativo. Destes, sómente 4 não atingiram o posto de Almirante. Seu último comandante, CMG Todd Beltz, ainda poderá chegar ao posto de oficial-general da Marinha dos EUA.

A saga do Enterprise continuará. A Marinha americana já designou o nome para o USS Enterprise (CVN 80), terceiro porta-aviões da classe Gerald R. Ford. A construção deverá iniciar em 2018 e sua incorporação em 2025.

Interpretação artística de um porta-aviões da classe Gerald R. Ford 
O primeiro navio da nova classe de porta-aviões, o USS Gerald R. Ford (CVN 78), deverá ser incorporado ao serviço ativo em abril de 2017. O segundo navio da classe, o USS John F. Kennedy (CVN 79), presentemente em construção, deverá ser entregue pelo estaleiro em 2018 e incorporado ao serviço ativo em 2020.

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