domingo, 4 de junho de 2017

Hot Dogs, Hydra-Glide e Willie G.

Wienermobile original
Em 1958, a companhia Oscar Mayer, maior fabricante de salsichas para cachorro-quente dos EUA, lançou um veículo que se tornou o símbolo da empresa: o Wienermobile. A coisa ficou tão popular que até o final dos anos 1980 eles construíram mais nove unidades.

Wienermobile atual
O nome do designer?  Clifford Brooks Stevens.
E o que ele tem a ver com a Harley-Davidson Hydra-Glide e com o famoso Willie G.?

Bom, Brooks Stevens foi um projetista e desenhista industrial que tem em seu portfólio projetos importantes, de móveis a automóveis, passando por eletro-domésticos, motocicletas e marcas de grandes empresas americanas. 


Studebaker GT 1962. Projeto de Brooks Stevens.

Jeep Grand Wagoneer 1962, também projetado por Brooks Stevens.
Nascido em  Milwaukee, Wisconsin, em 1911, contraiu poliomielite quando criança. Confinado em sua cama, foi encorajado por ser pai a fazer desenhos para passar o tempo. Esta prática definiu sua carreira como designer. Formado em arquitetura pela Cornell University em 1933, abriu seu escritório de projetos mobiliários em 1934 na sua cidade natal.

Já em 1935 ele desenhou a logomarca da cervejaria Miller Brewing, que é usada até hoje pela Miller.


Já em 1941 ele havia criado o protótipo do primeiro snowmobile, o veículo de uso na neve que continua a ser usado até hoje. Em 1942 projetou um carro de três rodas, a motoneta Globester em 1947 e o motor de popa Envirude Sportwein em 1949, além dos medalhões  dos tanques das motocicletas Harley-Davidson, começando com a Hydra-Glide.

Patente dos medalhões para tanque de gasolina
de motocicletas, 1948
1949 Harley-Davidson Hydra Glide
Quando Willie G. Davidson se formou em Desenho Industrial na Universidade da Califórnia-Los Angeles, seu primeiro emprego foi no escritório de desenho industrial de Brooks Stevens, em Milwaukee.

Em seu livro “100 Years of Harley-Davidson,” Willie G. conta que sua carreira teve um início muito importante, trabalhando na Brooks Stevens Industrial Design em projetos de todo tipo; de móveis a motores de lanchas de recreio, incluindo automóveis Studebaker e Willys.

Em 1963, Willie G. saiu da Brooks Stevens e ingressou na Harley-Davidson, eventualmente sendo o responsável pelo Departamento de Projetos da Motor Company até sua aposentadoria.

O resto, como se diz, é história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário